Análise de Audiência 4×06: Os Super-heróis Atacam Novamente - Via Série Maníacos


Como interpretar os números de estreia de Supergirl?
Foi uma semana um pouco parada. As estreias de Supergirl de Wicked City foram o que de mais interessante aconteceu, já que a FOX esteve dedicada à transmissão da World Series e a CBS exibiu sua última semana de Thursday Night Football. Mesmo assim, algumas movimentações importantes aconteceram, para o lado bom e para o lado ruim.
The Player / Blood & Oil / Minority Report
Nos dias de hoje, as emissoras claramente veem anúncios de cancelamento prematuros como propaganda negativa (e estão corretas na interpretação). Por isso, cada vez menos vemos séries sendo removidas da grade durante a fall season. No entanto, quando uma produção tem números ruins, ela geralmente tem a ordem de episódios reduzida e isso significa, necessariamente, que a série está efetivamente cancelada. É o caso de The Player, Blood & Oil e Minority Report. O anúncio oficial não aconteceu e provavelmente não ocorrerá, como vimos com séries como Constantine na última temporada. Por isso, as três já estão mortas e assim são consideradas por essa coluna.
Supergirl
Quem me acompanha faz tempo sabe que estreantes nunca debutam na tabela além da bolha. Mesmo assim, é importante saber compreender o que significam os 3.1 de audiência da estreia de Supergirl. A audiência é excelente, a melhor novata da CBS por uma larga margem. Mas é importante ressaltar que a série não terá The Big Bang Theory como lead-in, que foi usada como muleta para esse premiere para aumentar o interesse (o que, considerando a compatibilidade entre as duas, foi uma excelente estratégia). Se Supergirl cair mais que os habituais 20% na próxima semana, saberemos que a audiência do premiere foi muito aumentada por conta de seu lead-in. Veremos.
Limitless
A boa notícia: Limitless está na zona azul. Mas calma. Antes de comemorar, é importante compreender que embora a série tenha se estabilizado e que 1.4 seja suficiente para garantir uma renovação no horário das 22h na CBS essa audiência está no limite do razoável. Ou seja, se a série cair mais um pouco que seja provavelmente voltará a figurar na bolha. Assim, há motivo para felicidade, mas moderada.
Jane The Virgin
Adoro a CW. Quando decido que Jane The Virgin pertence à zona azul a série marca 0.3 na demo. Típico. A verdade é que minha visão não mudou em relação à maneira com a qual o canal vê a série, mas é fato que há um limite para números ruins. Tenho certeza que parte do planejamento da emissora há um item na pauta sobre como acabar com meu sono.
The Vampire Diaries / iZombie
0.6 na demo, hoje, é suficiente para garantir uma renovação na CW. Isso se aplica tanto a iZombie quanto a The Vampire Diaries. Na última semana, as duas conseguiram, mas veremos o que acontecerá até o fim do ano. A grande diferença entre as duas é que The Vampire Diaries é uma série de produção cara. iZombie, por outro lado, é um procedural, um tipo de série que, historicamente, é rentável em syndication
Grimm
Embora Grimm tenha conseguido números bem mais modestos do que o habitual em sua estreia, isso ainda é suficiente para garantir uma renovação na NBC.
Wicked City
Nem preciso dizer nada né? Números fracionários em um premiere em um canal que não se chame CW é um convite inevitável ao desapego.
The Muppets
Historicamente, séries com divulgação pesada antes de sua estreia ganham um certo desconto por razões de marketing. No caso da ABC, isso se observa com certa frequência. Aconteceu na última temporada, com Agent Carter. The Muppets, aparentemente, conseguiu conter o sangramento de audiência. Ou seja, minha mão está coçando para devolver a série para a bolha. No entanto, vou esperar pelo menos mais uma semana. Fique ligado.
Fresh Off The Boat
A aparente recuperação de The Muppets é um problema para Fresh Off The Boat, mas não é isso que me faz devolver a série para a bolha. Os últimos dois episódios tiveram média de 1.45, o que representa 81% da audiência média da ABC, só ganhando, por pouco, de The Muppets (excluindo obviamente as de sexta-feira).
Syndication: É a exibição diária de uma série em um canal pago ou aberto. As produtoras vendem episódios para esse canal e, portanto, é uma importante fonte de lucro com uma série. Mas apenas séries com um certo número de episódios pode ser vendida (não há nenhuma lei regendo isso, apenas um senso-comum de mercado). Hoje, esse número é de aproximadamente 88 episódios, o que dá mais ou menos 4 temporadas completas (22 episódios). Por exemplo, muitas afiliadas da CW e da FOX passam Friends até hoje em modelo de syndication, exibindo reprises diárias. Para um exemplo mais próximo (embora não exatamente correto), é como se o Warner Channel exibisse Friends e Two and a Half Men nesse modelo. Não é verdade porque o canal é brasileiro, mas a forma de exibição é exatamente a mesma.
Demo: Falamos muito de audiência, mas o que diabos é demo? Demo é uma abreviação de “demographics”, e representa alguns setores da população americana. A mais relevante delas é a Adults 18-49, que representa um segmento da população muito difícil de ser atingido por comerciais, e, portanto, alvo de maior investimento por conta das empresas, que pagam mais pelo minuto do intervalo de uma série que conte com maior público nessa faixa. Existem várias outras, como a Women 18-34, especialmente importante para a CW, mas de menor divulgação para o público.
Todas as informações são do site: Série Maníacos